Macaé - Atrativos Turísticos

Rio Macaé
O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé, no limite entre Macaé e Lumiar (Friburgo), com o nome de Macaé de Cima. Desce a região serrana até desaguar no Oceano Atlântico. Grande parte de seu leito é navegável. É o rio que abastece a cidade.

Pico do Frade
O Pico do Frade é o ponto mais alto do município. Tem 1.429 metros de altitude, estando a 56 Km do centro urbano. Ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias que podem ser contratados na cidade.
Lagoa de Imboassica
A Lagoa de Imboassica já foi considerado um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno. É muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 Km quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 Km do centro da cidade.
Praia do Pecado
A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surf e para o bodyboard é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.
Praia dos Cavaleiros
A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros realizam-se as competições esportivas do FestVerão.
Praia Campista
A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.
Prainha do Farol
A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.
Praia de Imbetiba
A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobrás. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.
Praia de São José do Barreto
A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Lagoa de Jurubatiba
A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, são límpidas e transparentes. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida.
Arquipélago de Sant’Anna
O Arquipélago de Sant’Anna é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant’Anna. Localizado a 8 Km do cais do Mercado Municipal é utilizado para o lazer e para a pesca. Nele vivem colônias de gaivotas além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno.
Corredeiras de Glicério
As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um interessante esporte denominado “boiagem” , que consiste em descer as corredeiras em bóias feitas de pneus de automóveis.
Parque de Exposição Latiff Mussi
O Parque de Exposição Latiff Mussi fica na localidade de São José do Barreto e é considerado o terceiro melhor parque do país em infra-estrutura. Tem 80 mil metros quadrados e entre os eventos realizados está a Expo Macaé, com rodeio e shows de MPB de primeira qualidade.
Igreja de Sant’Anna
A Igreja de Sant’Anna, segundo uma antiga lenda, tem sua porta principal voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada. Prédio com construção datada de 1.630, localiza-se numa elevação de onde pode-se vislumbrar toda a cidade.
Solar de Monte Elísio
O solar de Monte Elísio tem destaque no cenário urbano macaense. O prédio foi erguido no sopé de uma pequena elevação, na Avenida Santos Moreira, bairro Visconde de Araújo. Hoje é a sede do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo). Sua construção ocorreu em 1852, obedecendo o neoclássico e na parte interna, destaque para a escada em madeira, com as iniciais do Visconde de Araújo.
Câmara Municipal
O prédio da Câmara Municipal de Macaé fica na Avenida Rui Barbosa, Centro. Aproveita elementos do estilo neoclássico e se dispõe em dois blocos agregados. Foi construído no século passado e recentemente foi totalmente restaurado. As visitações podem ser feitas na segunda e sexta-feira, no horário comercial.
Forte Marechal Hermes
Não se sabe a data de construção do Forte Marechal Hermes. Dizem que foi construído em 1.761, mas há quem afirme que foi em 1.725. Esta fortaleza, erguida para defender o litoral macaense dos corsários, sofreu reforma em 1908, sendo inaugurado em 1910, levando o nome do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. As visitas ao forte são permitidas.
Farol de Imbetiba
O Farol de Imbetiba foi restaurado em 1999. O velho farol foi construído em 1880, para atender as necessidades do Porto de Imbetiba, que funcionava como escoadouro da produção agrícola da Baixada Campista e de Macaé. As visitas são permitidas e o acesso se dá pelo Trevo da Petrobrás, na Praia Campista.
Lagoas
Lagoa de Imboassica
Tem uma área de 5 km 2 . Limite natural entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras, estando a 11,5km do centro da cidade. Apesar de tranqüila, recebe bons ventos para a prática de windsurf e de outros esportes náuticos. A Lagoa é um recanto excelente para se apreciar o por do sol.




Lagoa de Jurubatiba

A Lagoa de Jurubatiba está localizada nos limites do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e se estende por 1km de água morna e calma. Fica a 10,5 km da Barra de Macaé. Para se chegar até a Lagoa o caminho indicado é a rodovia RJ-106.
Cachoeiras
Cachoeira Mãe
Sana
Sete Quedas
Sana
Cachoeira da Andorinha -
Sana
Ciriaca
Glicério
Crubixais
Glicério
Bicuda (Cachoeira do Oratório)
Cachoeiros de Macaé
Cachoeira da Gamela
Bicuda Pequena
Cachoeira do Escorrega
Bicuda Pequena
Cachoeira da Estrela
Glicério
Cachoeira do Roncador
Glicério
Arataca Beach
Glicério
Canyon de São Miguel
Glicério
Corredeira do Rio Macaé
Barra do Sana
Corredeiras do Rio São Pedro
Ilha da canoa
Cachoeira do Salto
Córrego do Ouro
Serra da Cruz
Glicério
Serra da Bicuda Grande e Pequena
Cachoeiros de Macaé
Serro Frio
Cachoeiros de Macaé
Parques e Áreas de Proteção Ambiental (APAs)
A restinga de Jurubatiba, um dos mais preservados ecossistemas desse tipo no Brasil, teve recentemente grande parte de sua área transformada em parque nacional. Pesquisadores do país e do exterior estudam há seis anos os diferentes ambientes ali existentes, obtendo um conhecimento que poderá ajudar a evitar a destruição total desta e de outras restingas brasileiras.
A criação do Parque Nacional tem sido apoiada pelas prefeituras envolvidas e pelos órgãos ambientais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feema). O plano de
manejo do parque, em elaboração, inclui propostas para a preservação de áreas em bom estado e a recupera ção das já degradadas. Também começaram a ser incentivados programas de ecoturismo, para que outros pesquisadores ou turistas possam contemplar as belezas desses ecossistemas costeiros.
Parque Municipal Fazenda Atalaia - Criado em 1995. Possui uma área de 235 hectares com 75% de seu espaço formado por Mata Atlântica. Localizado na Região Serrana de Macaé, abriga um marco, datado de 1942, quando o prefeito Dr. Télio Barreto, iniciou o processo de distribuição de água potável para o Município. A estrutura para visitação e pesquisas começou a ser implantada em maio de 2003.
APA do Arquipélago de Sant'Anna - Criada pela Lei municipal n o 1.216/89, de 15/12/1989, que estabelece diretrizes para usufruto deste importante santuário ecológico, formado pelas Ilhas de Sant'Anna, Francês e Ilhote Sul, distante 8km da costa, no lado oeste do litoral macaense.
A Ilha do Francês é a mais acessível por ter uma enseada que forma uma praia mansa, onde o banho é um convite ao lazer. O mergulho submarino é praticado intensamente nas suas inúmeras lajes.
APA do Sana - A Área de Proteção Ambiental do Sana foi criada através da Lei Municipal n o 2.172/2001. A APA abrange toda a extensão territorial do 6 o distrito de Macaé. É uma Unidade de Conservação de uso Sustentável dos Recursos Ambientais, a qual destina-se a proteger, conservar e melhorar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, disciplinar, orientar e ordenar o processo de ocupação, visando a manutenção da qualidade de vida da população local e visitante, objetivando ainda a proteção dos ecossistemas representativos na região.


 
Fonte:Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do RJ
Prefeitura Municipal de Macaé - Secretaria de Turismo
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo de Macaé www.macaetour.com.br